sábado, 29 de novembro de 2008

A ÁRVORE DO AGRADECIMENTO


Antes de Dezembro chegar, é preciso armar a Árvore de Natal para abrir o espírito natalino em casa. Careço preparar o clima, no sentido físico e espiritual, para celebrar o nascimento de Cristo, porque nessa data, considero também oportunidade para o meu renascimento, minha renovação interior, como cristã, como criatura de Deus.

Cada família tem um jeito próprio de inaugurar os preparativos e se envolver nas alegrias das esperadas festas do fim do ano. Na minha casa, criei, há alguns anos, um rito particular para abrir, com a Árvore de Natal, o período dos festejos natalinos. Dispensei os enfeites tradicionais das bolas e precisei recriar a decoração da árvore com múltiplos laços para atender o cumprimento do ritual que me proponho fazer a cada ano durante a montagem.

O delicioso processo de praticar essa alquimia inicia com a “construção” da árvore. Atribuí uma simbologia aos galhos e aos laços, com significados especiais: para mim, os galhos me falam de bênçãos recebidas e os laços me indicam pessoas que fazem parte da nossa vida.

Portanto, cada raminho ajustado representa um bem desfrutado, um progresso conquistado, uma prece atendida naquele ano. Em razão disso, antes de encaixar o ramo, invoco na lembrança o benefício recebido e agradeço sinceramente. Assim sendo, da base até à ponteira, há muito que agradecer.

O adorno com os laços exige paciência. Enquanto movimento as mãos na dança do melhor nó, exprimo em voz alta, um kit de desejos contendo saúde, sucesso, abundância e amor para cada ente querido, parente, amigo próximo, amigo virtual, colaborador, empregado, vizinho e também conhecidos que participam do nosso quotidiano. Este ano, incluí na minha árvore o leitor visitante deste Blog que compartilha comigo suas impressões, suas idéias, sua vivência, em cada tema abordado.

Tenho convicção de que toda vez que o ser humano tem um pensamento, é gerada uma energia mental. Dependendo do teor moral imprimido a todos e quaisquer pensamentos, sentimentos, emoções, desejos, palavras e atos são geradas energias de alto ou baixo teor vibratório. A oração, por exemplo, é uma das mais eficazes fontes geradoras de energias humanas de altíssimos teores vibratórios-morais.

Dessa forma, ao cumprir essas etapas com devoção, focada nas palavras que pronuncio com sentimento, eu penso estar energizando a árvore com amor, eu me sinto em oração, gerando uma potente energia positiva para todos os envolvidos.

E assim, finalmente pronta, vestida com seus elaborados laços vermelhos, a árvore começa a aninhar as prendas e presentes de toda a família para as noites de Natal e Ano-Novo.

Porém, sempre que olho pra ela, a qualquer instante, eu vejo, também, que por trás da aparência vistosa, a árvore em si está “carregada” de agradecimentos em todos os galhos. Eu vejo, ainda, que os laços estão impregnados com os bons augúrios, os votos depositados na intenção de todas as pessoas da nossa convivência naquele ano. Eu vejo uma aura cintilando possibilidades. Eu vejo, enfim, que está se processando a mágica dos pensamentos positivos sendo transmitidos ao Universo e chegando aos ouvidos do Criador. E me sinto profundamente... gratificada!
....................................................................
CRÔNICA 5

12 comentários:

  1. Se eu elegesse este o melhor conto dos que já foram postados, seria injusto com os demais porque trazem mensagens muito lindas também. Entretanto, não sei se movido pela época natalina, que para mim tem um astral único, ou se porque presencio o armar desta árvore de natal, esse conto, especificamente, me tocou um poquinho mais do que os outros. Aqui, na minha mesa, não tenho um laço, mas uma pedrinha, e toda vez que olho para ela ou pego nela, agradeço a algo que eu tenha recebido também! Aprendi a fazer isso porque você me ensinou a fazer isso; me ensinou a ser grato; me ensina a cada dia a ser um pouquinho, ainda que só um pouquinho, melhor.
    Beijos mãe. Te amo.

    ResponderExcluir
  2. Embora não aprecie árvore de natal, esse conto contém algum significado especial para nossas vidas. Por isso vale deixar que este significado aflore. Gostei quando falou que a oração é mais eficaz fonte de energia humana. Deus está cada dia lhe capacitando. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. As pessoas carentes e ávidas por algo que estimule nosso coração e alimente nossa alma fazendo recuperar a fé na humanidade.Esse seu Conto é maravilhoso. Parabéns!
    Rafa

    ResponderExcluir
  4. Um pequenino grão de areia,
    Que era um pobre sonhador,
    Olhando o céu viu uma estrela.

    Na vida, hoje, bastaria que cada pessoa parasse por um minuto, para entender a grandiosidade da vida.

    Basta estar vivo, para se agradecer a tudo que o Grande Pai nos oferece segundo a segundo.

    Portanto, basta que se sinta nos dedos, um minusculo grão de areia, para, sempre, agradecermos à Deus.

    A árvore de natal é um símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Igualmente simboliza a força da união familiar demonstrada nas confraternizações, em todas as classes.

    Com carinho.

    ResponderExcluir
  5. Lindo!
    Para mim, hoje, o Natal passou a ter mais um significado. É o período que consigo reunir meus filhos. Adoro os preparativos. É a forma do tempo passar mais rápido e fico na contagem regressiva. Tudo é feito com um objetivo: reunir a família e agradecer porque permanece unida. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada a todos vocês, principalmente pela sinceridade que acompanha tão belas palavras.

    ResponderExcluir
  7. O Natal é mágico. E com este conto vai manter meu espirito vivo, meu coração cheio com a presença de Deus. Temos mais é que agradeço a você por nos proporcionar momentos emocionantes.Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Quando uma história nos toca, queremos logo reparti-la com alguém de quem gostamos muito ou com quem temos afinidade. E foi o que acontecu, uma amiga de faculdade me falou do seu Blog. Se acontecer com voce pense: Quem precisa ler essa história? Alguém que lhe importa pode vir à mente. Procure então essa pessoa, ou telefone para ela. Fazendo isso, a história passará a ter um sentido ainda mais profundo, e foi o aconteceu comigo. Parabéns

    ResponderExcluir
  9. PaRABÉNS pela crônica! Você segue o mesmo ritual do Criador quando nos coloca no mundo, nos formando ramo após ramo até que nos tornemos seguros de nós mesmos! Fico feliz que sua árvore, da mesma forma, esteja estruturada da mesma forma, deixando nos apêndices do seu caule, as coisas boas que quer sejam eternizadas pra voce e pra toda a família! Você é divina repousando em cada gesto uma justificativa pra realidade! FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE REQLIZAÇÕES DE SONHOS!

    ResponderExcluir
  10. Minha querida amiga, adorei teu blog, é singelo e sensível como vc, que é essa pessoa tão especial. Olhe, confesso que nunca tinha imaginado a árvore de natal por essa ótica, agora toda vez olhar para uma delas, lembrarei o quanto de agradecimentos e pedidos podem conter, até vou armar uma aqui em casa. Parabéns e obrigada por compartilhar teu cotidiano, nos ensinando e mostrando que se olharmos atentamente em volta de nós mesmos, veremos vida em todas as direções. De tua amiga que muito te admira. bjs. Iza Amélia

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho boas recordações do Natal. Lembro que havia uma grande ansiedade por essa festa porque era tudo encantador.

    Momentos como esse da árvore do agradecimento são bons de serem vividos e fazem parte da construção de novas boas lembranças.

    ResponderExcluir
  12. O que mais me chamou atenção neste conto foi a simbologia que você atribuiu para cada item que a compõe e sem dúvida é árvore de natal mais linda que eu já ouvi falar. Penso que o espírito natalino que envolve as pessoas nesta época do ano deveria ser praticado como em todos os dias do ano. Para alguns festa neste dia de Dezembro, para outros mais um natal! Natal de presentes pra todos da família alguns amigos, mas como tantos outros apenas um natal de festa sem nada de novo sem ao menos se falar que chegara o Redentor! Sim, pois ninguém ousa a exclamar "Jesus Nasceu" ou quem sabe ninguém ousa a dizer que Ele veio para AMAR. A razão da verdadeira festa é esquecida: Deus enviou-O para salvar o mundo! Jesus um dia nasceu, e não existe nenhum registro bíblico ou na história que o nascimento dEle se deu no mês de Dezembro, mas o fato é que Ele nasceu! Para eu hoje te falar que Ele pode salvar a ti, toda tua família e todos aqueles que o aceitarem como Senhor e Salvador de suas vidas, e não será em vão mais uma festa de NATAL! Pois se Ele não nascer no meu e no coração de cada ser humano com certeza será um natal incompleto. Que o Senhor te abençoe, e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre e te dê a paz.
    Forte abraço!
    Elisa.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do Blog, comentando este artigo.
Aguardo o seu retorno no próximo conto.
E não se esqueça de recomendar aos amigos.

REGINAFalcão